Bandas de Bollinger
Considerações sobre o indicador desenvolvido por John Bollinger.
AMPLIE SEU CONHECIMENTO.
Marco de Carvalho
Uma ferramenta popular de análise técnica utilizada no mercado financeiro para avaliar a volatilidade de um ativo que foi desenvolvida por John Bollinger e consiste em três linhas principais, média móvel simples, banda superior e banda inferior.
A média móvel simples é o ponto central das Bandas de Bollinger e é calculada somando os preços de fechamento durante os últimos 20 períodos (ou outro período escolhido) e dividindo pelo número de períodos.
A Banda Superior é formada por um múltiplo do desvio padrão da média móvel simples aos preços, ou seja, média móvel simples + (múltiplo x desvio padrão).
De forma similar, a banda inferior é formada subtraindo um múltiplo do desvio padrão da média móvel simples aos preços, ou seja, média móvel simples - (múltiplo x desvio padrão).
O desvio padrão é uma medida estatística que quantifica a dispersão (afastamento) dos dados em relação à média. Ele fornece uma ideia da variabilidade ou volatilidade de um conjunto de dados. Quanto maior o desvio padrão, maior a dispersão dos dados em relação à média, indicando maior volatilidade.
O múltiplo é um parâmetro que pode ser ajustado conforme a preferência do analista, sendo comum usar dois desvios padrão.
Jonh Bollinger, por meio do seu livro, Bollinger on Bollinger Bands, participa, de forma sugestiva, que, a depender do número de períodos, o desvio padrão em relação à média móvel pode ser ajustado. Para 10, 20 ou 50 períodos, o múltiplo de desvio padrão pode ser configurado para 1,9, 2,0 ou 2,1, respectivamente, conforme segue:
Cabe ressaltar que as Bandas de Bollinger têm uma relação significativa com a distribuição normal (também conhecida como a Curva de Gauss). A distribuição normal é uma distribuição estatística que é simétrica em torno de sua média, formando uma curva em forma de sino. A propriedade-chave da distribuição normal é que cerca de 68% dos dados estão dentro de um desvio padrão da média, 95% dentro de dois desvios padrão e 99.7% dentro de três desvios padrão.
Dentro de uma distribuição normal, a área entre um desvio padrão da média (68% dos dados) é frequentemente considerada uma "zona de confiança" onde a maioria dos dados está concentrada.
Nas Bandas de Bollinger, a área entre as bandas superior e inferior é frequentemente usada de maneira semelhante como uma zona onde a maior parte da atividade de preço ocorre.
No que tange à indicação de condições extremas, na distribuição normal, valores que caem além de dois ou três desvios padrão da média são considerados extremos
De forma similar, nas Bandas de Bollinger, preços que tocam ou ultrapassam as bandas superior ou inferior são frequentemente interpretados como condições extremas de sobrecompra ou sobrevenda, sugerindo a possibilidade correção de preço do ativo.
Dessa forma, algumas estratégias de negociação foram desenvolvidas, dentre elas as denominadas "Squeeze" e "Bouncing off the Bands”.
A "Squeeze" é uma condição em que as Bandas de Bollinger contraem-se, indicando uma fase de baixa volatilidade. Esse fenômeno é visualmente representado quando as bandas superior e inferior se aproximam significativamente da média móvel, indicando que uma expansão volátil pode estar iminente. Uma estratégia comum é esperar até que as bandas se expandam novamente após o "Squeeze", pois isso pode indicar uma nova tendência ou uma forte movimentação direcional de preços.
Por sua vez, a "Bouncing off the Bands” (quique nas bandas) baseia-se na observação de como os preços reagem ao tocar ou ultrapassar as Bandas de Bollinger.
Quando os preços tocam ou ultrapassam a banda superior, isso pode indicar condições de sobrecompra. Os analistas consideram isso como um sinal de alerta para uma possível correção do valor do ativo para baixo. Da mesma forma, quando os preços tocam ou ultrapassam a banda inferior, isso pode indicar condições de sobrevenda, sugerindo uma possível correção de preços para cima.
Antes de entrar em uma negociação, é importante aguardar uma confirmação adicional, seja pelo incremento de volume de negociações, pela ação do preço ou por meio de auxílio de outro indicador técnico, com a verificação em múltiplos tempos gráficos do ativo em questão.
Lembre-se que ao explorar estratégias de negociação, como as baseadas em Bandas de Bollinger, é fundamental compreender a importância de dois pilares fundamentais: teste de sistemas de negociação em simuladores e gestão de riscos.
Torna-se importante lembrar que o sucesso a longo prazo no mercado financeiro não está apenas na escolha de estratégias eficazes, mas também na capacidade de implementar uma abordagem disciplinada e criteriosa em relação ao teste e à gestão de riscos. Esteja preparado para ajustar sua estratégia com base nas lições aprendidas durante os testes e para evoluir conforme as condições do mercado se modificam.
Um exemplo de combinação de dois indicadores em três tempos gráficos de um mesmo ativo, pode ser observado no vídeo a seguir:
Indicadores
Produtos
ILUMINAÇÃO
Artigos
Determine