Múltiplos Tempos Gráficos

Bem-vindos ao nosso espaço de análise em tempo real! Aqui, oferecemos a oportunidade de observar o comportamento dinâmico dos preços do Mini Dólar (WDO) em múltiplos intervalos de tempo, proporcionando uma visão abrangente do mercado.

Cenário de 1 min:

Cenário de 5 min:

Cenário de 15 min:

Ressaltamos que este espaço destina-se exclusivamente a fins educacionais e didáticos. Os gráficos de candlesticks, Médias Móveis Exponenciais (MME) de 9 períodos e os indicadores DMI apresentados são ferramentas para auxiliar na compreensão das dinâmicas do mercado financeiro.

Por fim, esclarecemos que as observações e análises apresentadas são para fins informativos. Recomendamos veementemente que você teste suas conclusões em contas simuladas antes de considerar qualquer operação real, pois o mercado financeiro é dinâmico e carrega consigo riscos substanciais. As condições do mercado podem mudar rapidamente, e operar sem uma compreensão sólida e sem uma adequada gestão de riscos pode resultar em perdas financeiras significativas.

No intradiário, a análise técnica em múltiplos tempos gráficos pode criar condições para a observação de ignitores de movimentos, que podem ser acionados em diferentes cenários (tempos gráficos), e de limitadores que podem nos precaver de uma operação ou sugerir a realização parcial/total, a depender de adequada gestão de riscos.

Marcos Ignitores e Limitadores

No entanto, antes de iniciarmos as observações, devemos nos ater que os indicadores a seguir, que constam nos gráficos em tempo real, são padronizados pelo Trandingview e, como sugestão, propomos o ajuste do DMI para 9 períodos, bem como, a critério individual, das cores de ADX, DI+ e DI-.

Para isso, clique em configurações do DMI e siga os passos a seguir:

DMI, Configurações.

Valores, ADX e DI, 9 períodos.

Estilo, trocas de cores, OK.

Isso posto, devemos ressaltar que os "ignitores" referem-se aos pontos de partida, aos catalisadores que podem acionar movimentos significativos nos preços.

À vista disso, procure prestar atenção às velas individuais (candlesticks) e à forma como elas interagem com as Médias Móveis Exponenciais de 9 períodos e os indicadores de Movimento Direcional (DMI) dos três cenários, 1, 5 e 15min.

Pelo ADX, verifique a indicação de tendência ou de lateralização nos cenários de 15 minutos e de 5 minutos. O ADX crescente, com valor acima de 25, pode indicar a existência de tendência com mais força, por sua vez, os momentos em que a curva do ADX está decrescente, com valor abaixo de 32, ou em que a curva de ADX está por baixo das curvas de DI+ e DI-, pode haver ausência de tendência.

Mantidas as condições de tendência no cenário de 15 minutos, devemos avaliar a possibilidade da média móvel exponencial de 9 períodos do cenário de 5 minutos estar ou virar a favor da tendência principal, funcionando como um ignitor de movimento de preços nesse tempo gráfico.

A confirmação da inclinação dessa média móvel exponencial pode habilitar a permanência na operação de compra do nosso exemplo, passando o Stop Loss dinâmico a correr sobre a Média Móvel Exponencial de 9 períodos do cenário de 5 minutos, conforme critérios individuais de gestão de riscos.

Porém caso ocorresse a inclinação contrária da média móvel exponencial do cenário de 5 minutos, o Stop Loss dinâmico sobre a média móvel exponencial do cenário de 1 minuto deveria ser acionado para a realização, parcial ou total, de acordo com critérios individuais de gestão de riscos.

Em uma situação de lateralização nos cenários de 5 ou de 15 minutos, por exemplo, teremos uma forte probabilidade para definição de alcance de movimento por resistência e suporte, que funcionarão como limitadores de movimento de preços para uma possível entrada por meio do cenário de 1 minuto.

Em uma situação de tendência nos cenários de 5 ou de 15 minutos, por exemplo, buscaremos observar no cenário de 1 minuto a possibilidade de movimentos a favor dessa tendência.

Assim, supondo a identificação de uma tendência principal crescente de preços no cenário de 15 minutos, para uma provável situação de compra, após o fechamento da vela, buscaremos observar no tempo gráfico de 1 minuto o momento em que a média móvel exponencial de 9 períodos inclina para cima, que o ADX está crescente e que a curva de DI+ cruza acima da curva de DI-.

Esse seria o momento de entrada, com Stop Loss dinâmico na mínima da vela que promoveu a virada da média móvel exponencial de 9 períodos para cima, conforme gestão de risco individual.

Tempo Gráfico de 1 minuto, máximo 2 indicadores.

Tempo Gráfico de 15 minutos, máximo 2 indicadores.

Da mesma forma, mantidas as condições de tendência no cenário de 15 minutos, devemos avaliar a possibilidade da média móvel exponencial de 9 períodos do cenário de 15 minutos estar ou virar a favor da tendência principal, funcionando como um ignitor de movimento de preços nesse tempo gráfico.

A confirmação da inclinação dessa média móvel exponencial pode habilitar a permanência na operação de compra do nosso exemplo, mantendo o Stop Loss dinâmico sobre a Média Móvel Exponencial de 9 períodos do cenário de 5 minutos (com critérios individuais de gestão de riscos).

Porém caso ocorresse a inclinação contrária da média móvel exponencial do cenário de 5 minutos, o Stop Loss dinâmico deveria ser acionado para a realização, parcial ou total. Da mesma forma, com critérios individuais de gestão de riscos.

Tempo Gráfico de 5 minutos, máximo 2 indicadores.

Melhor visualização, versão para desktop.

Melhor visualização, versão para desktop.

Melhor visualização, versão para desktop.