BPSPX - S&P 500 Bullish Percent Index
De acordo com o artigo de Chris Corwin, Linkedin, o BPSPX tem a finalidade de medir o percentual de ações do S&P 500 que estão em tendência de alta versus tendência de baixa, como taxa de participação.
Uma leitura superior a 50% significa que mais da metade das ações do S&P 500 estão em tendência e, portanto, o mercado está com fôlego, por outro lado, de forma lógica, quando inferior a 50%, o mercado está fraco.
Cabe ressaltar que não basta apenas observar isso, pois pode haver situação em que o BPSPX está acima de 50%, mas com movimento decrescente de preços, caso em que haveria um mercado forte, mas se deteriorando. Da mesma forma, pode haver uma situação em que o BPSPX está abaixo de 50%, mas com movimento crescente de preços, mercado fraco, porém melhorando.
Para usá-lo, torna-se necessário entender que a amplitude leva o preço, ou seja, uma virada na direção da amplitude pode gerar reversão no preço.
O BPSPX ($BPSPX) é específico para www.stockcharts.com e pode ser observado, até momento deste post, sem a necessidade de uma assinatura.
Em complemento, com base em dados históricos amplamente conhecidos e documentados por especialistas em análise técnica e pela comunidade financeira, o Bullish Percent Index (BPI), que inclui o Bullish Percent Index for the S&P 500 (BPSPX), foi desenvolvido por analistas da casa de pesquisa financeira e corretora de valores chamada Chartcraft, empresa conhecida por popularizar e desenvolver métodos de análise técnica, incluindo gráficos de ponto e figura (Point and Figure charts).
O primeiro índice desenvolvido foi o Bullish Percent Index para o NYSE. O sucesso e a utilidade do índice levaram à criação de BPIs para outros índices importantes, incluindo o S&P 500, resultando no BPSPX.
Como sugestão, para maior aprofundamento no tema, os livros de:
. Thomas J. Dorsey, Point and Figure Charting: The Essential Application for Forecasting and Tracking Market, que busca descrever, passo a passo, como criar, manter e interpretar seus próprios gráficos de pontos e figuras em relação a mercados, setores e títulos individuais, explicar como usar outros indicadores, incluindo médias móveis, linhas de avanço-declínio e força relativa para aumentar a análise de pontos e números, revelar como usar esta abordagem para acompanhar e prever preços de mercado e desenvolver uma estratégia global de investimento e como usar a análise de pontos e números para avaliar a força dos mercados internacionais e alternar a exposição de país para país.
. Robert D. Edwards, John Magee e W.H.C. Bassetti, Technical Analysis of Stock Trends, que visa proporcionar aos investidores a tomada de decisões comerciais inteligentes e lucrativas, fornecendo análises comprovadas de tendências de ações de longo e curto prazo. Os autores buscam o cerne dos conceitos técnicos de negociação eficazes, explicando a teoria técnica como a Teoria Dow, padrões de reversão, formações de consolidação, tendências e canais, análise técnica de gráficos de commodities e avanços na tecnologia de investimento. Formado pela Universidade de Harvard e ex-engenheiro de sistemas da NASA, o Sr. Bassetti é atualmente Distinto Professor Adjunto de Finanças e Economia na Golden Gate University, São Francisco, Editor da John Magee Investment Series da St.
Indicadores
Produtos
ILUMINAÇÃO
Artigos
Determine